sábado, 2 de junho de 2012

5. METODOLOGIA



O projeto Hora do Conto: Meninos e Meninas lendo o Mundo e a Palavra inicialmente é um projeto de extensão, mas também torna-se lócus de pesquisa. Além das histórias, dinâmicas e textos, optamos pelo “diálogo-problematizador”, como forma de oportunizar a todos “dizerem a sua palavra”, fazer a sua leitura de mundo, baseados no contexto sócio-histórico, nas suas vivências, nos diferentes processos de escolarização, sempre a partir do lugar, das circunstâncias e das vozes que os contextualizam e lhes podem dar sentido.
Dessa maneira, entendemos estar desenvolvendo um projeto que “[...] além da participação, supõe uma forma de ação planejada de caráter social, educacional, [...] Trata-se de facilitar a busca de soluções aos problemas reais para os quais os procedimentos convencionais têm pouco contribuído” (Thiollent, 2002, p. 08).
As atividades são destinadas aos alunos da educação infantil até o 5° ano do ensino fundamental das Escolas Municipais, Estaduais e Particulares de Santa Maria, especialmente a crianças e adolescentes das Aldeias SOS e as “meninas” idosas do Lar das Vovozinhas, uma vez por semana, atendendo as crianças da comunidade e escolas da região, inicialmente no período de abril a dezembro de 2011 (ficando em aberto a possibilidade de o mesmo prosseguir em 2011). Diferentemente de como vinha acontecendo anteriormente, as crianças e adolescentes envolvidas começarão a participar da escolha das histórias a serem trabalhadas; para tanto, inicialmente abrir-se-á espaço para que elas contem a suas histórias de vida e “leituras de mundo”.
Assim, este projeto também tem o objetivo de desenvolver atividades lúdicas envolvendo os participantes (crianças e idosas), valorizando as experiências que cada uma traz durante as horas do conto, registrando-as em relatórios e apresentando-as em eventos educacionais. 

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